">

domingo, 26 de dezembro de 2010

Velocidade na Internet é em Megabyte ?



O valor que observamos da velocidade de nossa conexão na internet é em Megabyte (MB)  ou  em Megabits (Mb) ?  A sua velocidade (de conexão)  é 1 MB ou 1 Mb ?
O problema é que a velocidade da sua internet se confunde com o valor da taxa de transferência de downloads e por isso a aparente contradição. 
Normalmente é utilizado para medição da velocidade na web a unidade de medida Kbps (ou seja,  kilo bits por segundo ou Megabits por segundo) e para medições de downloads o KBps (Kilobytes por segundo ou Megabytes por segundo).  
Para sabermos qual a velocidade que nós estamos navegando na web basta transformarmos uma unidade em outra e não faremos mais confusão. Na prática é como passarmos da unidade de, por exemplo, metros para kilômetros ou o contrário, de km para m.
A solução do problema passa pelo entendimento de que o byte - que representa uma letra, um número ou um símbolo - precisa de 8 bits para a sua formação. Assim, um texto de 2000 letras equivale a 2 KB. Melhorou não é mesmo ?  
Como a conexão é medida em bits e o download em bytes, e sabendo que 8 bits é equivalente a 1 byte, basta dividirmos a velocidade da web por 8 para que terminamos com o alarido.
Se contratou um plano de 1Mb - por exemplo um dos planos da Vivo celular - dividindo 1 Mb (1000 kbits) por 8 obteremos 125 ... o quê ? 
125 KBps.  Este número significa, para efeitos práticos, que em nossa conexão há  uma troca de informações de 1.000.000 bits por segundo, que equivale a 125000 bytes por segundo. É como estivéssemos baixando uma música (ou outra coisa qualquer) a uma velocidade de 125kBps. 
Para se ter uma idéia do valor dos bytes que baixamos, basta saber que o CPC - Código de Processo Civil de 1973 - em word - ocupa mais ou menos 100 páginas escritas em formato Times New Roman 12 - por volta de 1500 KB - e que à velocidade acima referida baixaríamos o arquivo CPC em aproximadamente 13 segundos. 
Obrigado. Feliz Ano Novo 2011 a todos vocês.

Um comentário:

Google Analytics Alternative