segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A água oxigenada faz bem?



Este produto é muito falado pelos benefícios que traz aos variados problemas nossos de cada dia. Há referências que esta substância foi desenvolvida por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados na frente de batalha (os casos de gangrena regrediram com o seu uso) e hoje ainda é largamente utilizada quando ocorre um ferimento.


Pouco divulgada por ser um produto barato e simples de usar e por que concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares.

Apresento 11 usos práticos desta substância e que correm na internet:

1) Um pouco de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos, mantido na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes. Não engolir. Apesar de muito eficaz, ele é um produto muito cáustico, portanto perigoso. Não a use repetidamente.
2) Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada (dentro de um copo de água) conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.
3) No pano de limpeza desinfeta superfícies. Use em cozinhas e banheiros.

4) Passada nos pés, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive o mau cheiro. 
5) Passada em ferimentos evita infecções e ajuda na cicatrização.


6) Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. 
7) Tábuas de carne e outros utensílios também podem ser desinfetados, após o uso, com água oxigenada. O produto mata a salmonela.

8) Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.

9) A água oxigenada também é útil para remover o tártaro dos dentes: escovam-se os dentes, de vez em quando com a escova molhada em água oxigenada e o tártaro vai desaparecendo. Por causa do gosto remanescente é bom usar pasta dental. 
10) Roupas que precisem desinfecção ou com manchas, se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem, ficam desinfetadas e/ou sem as manchas. (cuidado com roupas de cor).
11) Para manchas no rosto. Todas as noites, quando você for dormir, molhe um algodão com ela e te uns “toques” na mancha que você deseje sumir e se você for constante no tratamento, irá ver ótimos resultados.

A água oxigenada se decompõe naturalmente em água e oxigênio em uma reação exotérmica catalisada pela luz. Por isso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar a degradação (desproporcionamento) da mesma. 

O peróxido de hidrogênio é também produzido por diversas espécies de animais como forma de proteção. Uma espécie de besouro libera um jato a base de peróxido para afugentar seus inimigos. Enquanto que outra espécie de peixe a produz para regeneração de tecidos feridos. 

Existem algumas pesquisas que tentam utilizar a água oxigenada no tratamento do câncer. Essa pesquisa veio do debate de que a água oxigenada é utilizada pelas células para controlar a produção e a morte das células. Encontrando assim uma função para o que se dizia ser apenas uma toxina que o corpo deve descartar. Essas pesquisas ainda são muito recentes e nada pode ser comprovado ainda.


Nota:  É um dos mais potentes desinfetantes que existem. A água oxigenada a 3% (de peróxido de hidrogénio) e água oxigenada a 10 volumes, são nomenclaturas usadas para designar a água oxigenada que se encontra geralmente em qualquer lugar e que é a menos caústica. 
A água oxigenada geralmente é vendida com as seguintes proporções:

10 Volumes ( 3% de Peróxido Hidrogênio )
20 Volumes ( 6% de Peróxido Hidrogênio )
30 Volumes ( 9% de Peróxido Hidrogênio )

Cuidado com a oxigenada diferente daquela de 10 volumes.


Nota: Há referências ao peróxido de carbamida para o caso específico em branqueamento de dentes.  Encontrado na forma de gel com concentrações que variam de 10 a 22%.  Recebeu grande divulgação na mídia e tornou-se muito popular, chegando até a ser vendido na televisão e supermercados. Quando em contato com os dentes, libera oxigênio nascente, real responsável pelo clareamento. De uso seguro, não traz danos aos dentes, mucosas, saúde geral e materias restauradores. Contém fluoreto de sódio e nitrato de potássio como agentes dessensibilizantes. Para uso caseiro supervisionado por um dentista. Certificação CE (Comunidade Européia).


Atente bem: Consulte sempre o seu médico ou dentista. Os métodos acima, referentes às vantagens da água oxigenada - 10 volumes, são costumes e práticas eficazes.  Eu pessoalmente utilizo eventualmente alguns usos práticos acima referidos, visualizei a sua eficiência mas todo o cuidado é pouco.
Obrigado leitor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário